Cuidados com a rede elétrica da sua casa.

É preciso ter cuidado e ficar atento a todas as ações de prevenção com a rede elétrica da casa.

Evite acidentes tendo alguns cuidados e deixe você e sua família em segurança, acidentes domésticos são mais comuns que você imagina.

Desligue a chave sempre que for fazer algum reparo

Ao fazer qualquer conserto elétrico como trocar as tomadas ou o chuveiro desligue o disjuntor e se você não souber diferenciar, desligue a chave geral. Essa orientação serve também para trocar as lâmpadas porque se a instalação não for a adequada pode apresentar riscos.

E ao trocar as lâmpadas, não toque na parte metálica, porque existe risco de choques elétricos.

Não sobrecarregue as tomadas

Não ligue vários aparelhos em uma única tomada. Cada tomada tem uma capacidade máxima e ligar vários aparelhos nela pode provocar sobrecarga na rede, causando curtos- circuitos e até incêndios. Por isso evite utilizar extensões e os conhecidos “Ts”, o ideal é que cada aparelho possua uma tomada. Equipamentos que são muito potentes (micro-ondas e máquinas de lavar roupa, por exemplo) precisam ter uma tomada exclusiva.

Não manuseie aparelho elétricos com as mãos e os pés molhados

Também afaste equipamentos da água. Secadores de cabelo no banheiro podem ser condutores da corrente elétrica, por exemplo.

Compre produtos com certificação

Todos os materiais componentes da rede elétrica precisam ter a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para garantir a segurança e a eficácia dos produtos.

Compre produtos e equipamentos de boa procedência. Produtos que não possuem este atestado podem apresentar problemas de qualidade, consumo, risco de choque elétricos e curtos- circuitos.

Protetores plásticos

Para garantir a segurança das crianças na casa o ideal é instalar protetores plásticos nas tomadas. Crianças são curiosas e não sabem o que pode ser perigoso, elas podem colocar os dedos e enfiar objetos nas tomadas.

Nunca apague fogo de curto-circuito com água

A água é uma condutora de eletricidade e você pode tomar um choque. Se isso acontecer, a recomendação é desligar a chave imediatamente e chamar os bombeiros.

Fios arrebentados

Cuidado com os fios arrebentados ou caídos, eles representam perigo. Nunca toque ou chegue perto deles e em nada que esteja em contato com os fios.

Fique sempre atento aos sinais

Se os disjuntores desarmam com certa frequência sem motivo aparente e a iluminação oscila bastante, pode ser sinal de sobrecarga da rede elétrica. É importante que nestes casos um profissional faça uma avaliação da situação elétrica da residência.

Faça também uma revisão completa da área elétrica da casa a cada cinco anos, sempre com um profissional qualificado para garantir a segurança de toda a família.

Aqui na BCD Casa & Construção você encontra produtos e materiais de qualidade, seguros e de marcas referência para a rede elétrica da sua casa.