Nos últimos meses, abrir a conta de luz se tornou a certeza de se deparar com uma surpresa. Seja pelo aumento inesperado na taxa de iluminação pública, bandeiras tarifárias ou no valor cobrado pelo kWh.

 Luiz Carlos Pereira, professor de engenharia elétrica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), afirmou em matéria do G1 que a interrupção do horário de verão em 2019 não prejudicou o país, uma vez que o maior uso do ar-condicionado mudou a curva de carga de energia do Brasil.

O engenheiro pondera, no entanto, que o próprio aumento da conta de luz deve frear o consumo de energia dos brasileiros, uma vez que o orçamento das famílias já está comprometido pela alta inflação do país.

 Agora é a hora de apertar os cintos e economizar energia em casa. Separamos aqui algumas dicas para você conseguir reduzir o valor na conta de luz, mesmo com tantos aumentos. Confira!

 Aproveite a luz e a ventilação natural ao máximo 

Com home office e aulas online, você deve passar mais tempo em casa com seus aparelhos ligados à energia elétrica. Por isso, aproveite ao máximo a luz solar e a ventilação natural. Abra bem as janelas e cortinas e instale telas contra insetos, se for preciso. Tudo para garantir o máximo aproveitamento da iluminação e ventilação natural em sua casa.

 Preste atenção nas lâmpadas que você utiliza

Uma parte relevante do consumo de energia vem da iluminação dos ambientes. A dica é optar por lâmpadas mais eficientes e que não desperdicem a sua energia em forma de calor. Por exemplo, você pode substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes de baixa potência ou lâmpadas e luminárias de LED, que você pode encontrar na BCD.

 Compre seus eletrodomésticos com sabedoria

Criado em 1985, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica classifica para você o uso de energia elétrica desses produtos. Algumas vezes, a economia gerada no consumo pode impactar no preço de compra do equipamento. Mas, nessa hora você deve pensar na economia que fará em longo prazo.

Invista em um sistema de energia solar

Se você não deseja mudar seus hábitos e encurtar momentos de relaxamento para economizar, a melhor opção é investir em sistemas de energia solar. Eles são alternativas modernas e eficientes tanto para a geração de energia elétrica como para o aquecimento de água para chuveiros e piscina. Além de economizar na conta, você também contribui para o meio ambiente, já que a energia solar utiliza uma fonte sustentável e renovável.

 E você, tem alguma dica que pode ajudar a economizar energia? Conta pra  nós!