Quando aquele cômodo que você decorou com tanto carinho e dedicação começa a apresentar sinais de mofo, é decepcionante. Por isso, nós separamos algumas dicas para te ajudar a eliminar e até mesmo evitar o problema.

Casa fechada, chuvas frequentes e umidade excessiva são os principais fatores responsáveis pela formação de mofo na parede. Os primeiros sinais do fungo costumam aparecer também dentro de armários e gavetas, mas estes são mais fáceis de limpar, já as paredes dão muito mais trabalho.

Primeiramente, devemos encontrar a raiz do problema. Para isso, é preciso entender que o mofo é um tipo de fungo que se desenvolve sob a forma de esporos suspensos no ar. Esses microrganismos se aproveitam da umidade local e se espalham pelo ambiente.

A melhor coisa a se fazer é eliminar o fungo ao menor sinal de infestação, identificando o foco e limpando as áreas contaminadas para prevenir problemas futuros.

Problemas que o mofo pode causar

Se o mofo não for tratado, ele pode comprometer a estrutura da parede, pois pode indicar que há alguma infiltração ou vazamento na superfície. Além disso, os danos que o mofo pode causar à saúde vão desde uma simples tosse até o agravamento de problemas respiratórios ou um caso grave meningite.

Como remover o mofo na parede

Para começar, abra todas as portas e janelas e deixe o sol entrar, até porque a concentração de umidade é justamente o maior agravante do mofo.

É indispensável o uso de óculos, luvas de proteção e máscaras filtradoras durante toda a realização da faxina. Esse é o jeito mais eficiente de proteger-se do contato direto com os microrganismos que se espalharão com a limpeza.

Em um balde, misture uma proporção de 1/3 de água sanitária para uma medida de água. O volume total dependerá basicamente do tamanho da infestação. O importante, nesse caso, é respeitar essa proporção de alvejante.

Com a solução pronta, basta aplicá-la sobre as paredes atacadas, esfregando com uma escova de cerdas duras. Os movimentos devem ser leves, porém precisos. Assim, aos poucos o mofo vai se despregando da superfície, deixando-a mais limpa e clara de maneira uniforme.

Depois de esfregar as manchas, enxague-as com o auxílio de um pano limpo e úmido, repetindo a operação se julgar necessário. Finalmente, seque bem a área e pronto! Após a faxina, mantenha o ambiente aberto por mais algum tempo.


Como evitar o mofo na parede

Algumas dicas que podem ser úteis para que você evite ter que passar novamente por esse problema:

  • sempre que possível, deixe o ambiente ventilando, deixando portas e janelas abertas para que o ar circule;
  • não deixe toalhas úmidas penduradas no banheiro;
  • em longos períodos de chuva, utilize um desumidificador elétrico nos ambientes mais suscetíveis ao mofo;
  • invista em tintas especiais e acabamentos de qualidade para revestir paredes e tetos;
  • faça manutenções preventivas nas instalações hidráulicas da residência para evitar vazamentos e infiltrações;
  • jamais guarde objetos molhados ou úmidos dentro de casa, como em gavetas ou armários.

Produtos que te ajudam a prevenir a umidade:

  • Tinta Asfáltica Neutrol 18L - Vedacit: https://nabcdtem.com.br/tinta-asfaltica-neutrol-18l-vedacit.html

  • Impermeabilizante Vedaciti 18kg - https://nabcdtem.com.br/vedacit-18kg.html

Gostou das dicas? Agora é só colocar em prática e acompanhar o nosso blog para saber mais.