Tintas: erros para não cometer na hora de escolher


Quer renovar a pintura da sua casa? Separamos alguns fatores que você deve avaliar para não errar na hora da escolha e assim fazer uma boa compra.


Teste a cor antes de comprar


O recomendado é sempre realizar o teste na parede antes de comprar. Só assim você terá certeza de que a cor vai ter o resultado que você imagina. Uma dica é fazer o teste com 2 ou 3 cores, assim você vai ter bom comparativo para escolher a cor que mais gostou de fato. Muitas tintas podem mudar o aspecto/cor conforme a iluminação, a superfície/fundo e as cores que estão ao redor, por isso o teste é fundamental para não haver arrependimentos depois.


Calcule a quantidade da tinta para evitar desperdícios e prejuízos


Vamos ensinar a conta mais simples que é utilizada para saber a quantidade de tinta a ser comprada.
Primeiro é preciso calcular o tamanho da área que vai ser pintada, meça a largura e a altura das paredes e multiplique-as para chegar na medida do metro quadrado geral.
Vai pintar o teto? Não esqueça de medi-lo também. Se tiver portas ou janelas, faça a medição do espaço ocupado e depois subtraia pela área total da parede. Depois você vai
precisar saber quantas demãos serão feitas na parede, multiplique a metragem total da parede pelo número de demãos.
Por fim, saiba o rendimento da tinta. Essa informação você encontra na lata da
tinta ou no site da marca. Divida o valor total pelo rendimento informado pelo
fabricante, esse valor será o total de litros de tinta que serão necessários para realizar a
pintura.


Pesquise sobre o tipo de tinta


Existem tintas à base de água e tintas à base de solventes, estas com diferentes acabamentos. Cada tinta possui uma indicação de uso, em ambiente interno ou externo, secos ou molhados, para piso ou parede, tipo de superfície, forma de aplicação e características especificas como secagem rápida, fácil aplicação e alta cobertura. Ou seja, é preciso considerar o material que será pintado, o tipo de ambiente e o efeito
desejado.
Alguns dos tipos de tinta mais conhecidos são: tinta acrílica, látex PVA, epóxi,
antimofo, a óleo, entre outras. Peça sempre ajuda do vendedor, não tenha pressa para
escolher e se informe um pouco antes.


Use o tipo de tinta certo para a superfície que irá pintar


Como falamos acima, cada superfície pede um tipo específico de tinta. Madeira, metal, alvenaria, espaços secos ou as áreas molhadas - que vão ter contato direto com a umidade e a água. Essas características pedem tipos diferentes de tinta. Antes de comprar, pesquise essas particularidades para fazer a escolha certa e não perder dinheiro.

Avalie se a cor escolhida harmoniza com o ambiente


Observe se a cor escolhida combina com os móveis, estilo do ambiente,
decoração e demais cores do cômodo e da casa.


Cuidado com as cores fortes e vibrantes


Tenha cuidado ao escolher cores fortes e escuras para os ambientes, você pode tornar o cômodo pesado e pouco agradável. Normalmente o indicado é equilibrar as cores fortes com os tons mais neutros. Utilize as cores mais vibrantes em uma parede ou em uma área pequena do espaço, isso ajuda a tornar o cômodo mais acolhedor.


Tendo atenção e estes detalhes que falamos aqui você terá um resultado satisfatório na pintura.


Estas dicas foram úteis? Aqui na BCD Casa & Construção você encontra uma grande variedade de marcas e tipos de tinta, todas com qualidade, boa cobertura e durabilidade.


Venha até nossa loja e confira a seleção de tintas disponíveis. Nossos vendedores te ajudam a escolher a que melhor se encaixa nas suas necessidades.