Luminárias de sobrepor ou embutir: Qual escolher e as suas diferenças?

Um projeto de iluminação deve ser funcional e valorizar o ambiente, seus móveis e a decoração. Também precisa atender as necessidades da casa e dos ambientes, deve-se levar em conta o estilo e as atividades desenvolvidas nos cômodos, como é a distribuição de luz e a disposição dos móveis. A iluminação do quarto, cozinha, escritório, por exemplo, possuem objetivos diferentes e o tipo de iluminação precisa estar de acordo para que o efeito desejado seja atingido e para que haja conforto aos moradores. 

Ao escolher o tipo de luminária para o teto é necessário estudar e pensar em suas características e funcionalidades. De maneira geral, podemos falar que existem dois tipos de luminárias: as de sobrepor e as de embutir. São duas ótimas opções quando buscamos funcionalidade, praticidade e uma boa distribuição da luz de maneira consistente e homogênea.

Luminária de Sobrepor

A maior vantagem das luminárias de sobrepor é que elas são fáceis de instalar e escondem o ponto de fiação porque são parafusadas na caixa de luz diretamente na parede/laje, ficando pra fora e escondendo o ponto e a fiação. É muito importante utilizar os parafusos adequados e indicados pelo fabricante para sustentar o peso da luminária. 

As luminárias de sobrepor são versáteis pois podem ser instalados em qualquer superfície (lajes, gesso, PVC ou madeira) e também porque não é preciso fazer um buraco/corte no forro para realizar a instalação. Dessa forma, é ideal para quem não quer fazer grandes reformas e mudanças na estrutura da casa. 

Por serem fáceis de instalar também não tem segredo para retirá-las, o que facilita a limpeza e a manutenção. 

Existe no mercado diversos tamanhos, estilos e cores das luminárias de sobrepor. Esse tipo de luminária possui uma iluminação mais difusa, ou seja, ilumina todo o ambiente, mas não é forte e direta, a intensidade da luz é mais suave. Elas são indicadas para ambientes como banheiros, quartos e escritórios. 

Luminária de Embutir 

As luminárias de embutir são uma escolha discreta e neutra para a casa. Como o próprio nome já diz, elas são embutidas nos forros de gesso e paredes. São feitas de alumínio, em sua maioria, e a instalação delas é por meio de presilhas que são encaixadas por dentro do forro. Vendidas em diversos tamanhos, formatos e cores de luz, são feitas normalmente de alumínio. 

Possibilitam focar a iluminação para um ponto específico, uma espécie de holofote direcionado, por esta característica as luminárias de embutir são muito utilizadas em projetos de iluminação que buscam destacar pontos na decoração, em objetos e quadros, por exemplo. Dessa forma, pode ser usada para potencializar o efeito estético e oferecer uma luz eficiente em determinado cômodo como também para chamar atenção e direcionar a luz para um local específico deste cômodo. 

Como ficam rente ao teto e são discretas, causam pouca interferência estética nos ambientes.

As luminárias de embutir são indicadas para a sala de estar e jantar e na cozinha. Na cozinha normalmente são direcionas para os locais onde são preparadas as refeições em que é preciso uma iluminação mais forte. Também podem integrar a iluminação junto com lustres e em painéis. 

Sempre busque escolher a iluminação de acordo com o objetivo do ambiente. Cozinhas e banheiros pedem luminárias com boa e alta difusão de luz e que são fáceis de limpar e manusear. Salas de jantar e quartos não precisam de luz forte, pois são espações de aconchego e conforto. Nos quartos, prefira luminárias que proporcionam iluminação indireta, e também instale pontos de luz com maior intensidade, em bancadas e em escrivaninhas, por exemplo. 

Agora que você já conhece as diferenças das luminárias, fica mais fácil escolher a perfeita para o seu projeto de iluminação. 

Confira algumas opções disponíveis aqui no site no link: https://nabcdtem.com.br/material-eletrico/lampada-e-luminarias.html?limit=24

Viste nossa loja física que conta com muitas outras opções.