Reforma em apartamento alugado. O que pode ser feito?

Quando se trata de fazer reformas ou pequenos reparos em apartamento alugados surge a dúvida do que pode ou não ser feito.

A resposta é que DEPENDE. Depende das especificidades descritas no contrato de locação, do que você gostaria de mudar e da autorização do dono.

Normalmente reformas são autorizadas pelo dono, mas o indicado é sempre ter uma confirmação por escrito anexada no contrato quanto for realizar alguma alteração. Peça essa liberação antes de começar de fazer qualquer modificação.

Também é muito importante consultar o dono para verificar sobre a estrutura do prédio e se é possível realizar as mudanças que você deseja no ponto de vista estrutural e do condomínio. Quebrar alguma parede ou fazer um reparo pequeno pode comprometer a instalação elétrica, alguma viga de sustentação ou até a parte hidráulica do prédio.

Compreenda também a condição da reforma, se é por necessidade ou por um desejo de ver a casa de uma maneira diferente para analisar se realmente vale a pena fazer a mudança.

Se você vai se mudar, é importante realizar uma vistoria antes para verificar se não existem danos estruturais, elétricos e hidráulicos, por exemplo. Manutenções deste tipo são de responsabilidade do locador.

O que normalmente pode ser feito para reformar o apartamento alugado?

Como já citamos, verifique sempre as condições do contrato.

Pintar as paredes

Pintar as paredes é uma das alterações mais comuns, normalmente ao devolver o imóvel será necessário entregar com as paredes pintadas de branco, mas isto não impede do morador pintar as paredes nas cores do seu gosto.

Banheiros

Modificações como trocar o assento sanitário, instalar novos chuveiros, torneiras ou duchas podem ser feitas normalmente. Uma dica é guardar os acessórios que já vieram com o apartamento pra realizar a troca pelo original quando for entregar o imóvel.

Paredes, prateleiras, quadros

Além de pintar as paredes, forrar com materiais ou adicionar outros acessórios é uma ótima alternativa para mudar o estilo do apartamento. Colocar papel de parede, quadros, adesivos, cortinas e espelhos, por exemplo.

Mas igual a pintura, quando sair do imóvel o inquilino deve devolvê-lo como o pegou ou de acordo com o que está no contrato.

Para colocar algum dos objetos é bem provável que você fure alguma parede, então quando for retirá-los será preciso fechar estes furos.

Pisos, acabamentos e azulejos

Antes de fazer uma alteração com este investimento avalie o tempo que irá ficar no imóvel e se vale a pena economicamente e converse com o proprietário para obter a aprovação. Neste caso, avalie as alternativas mais rápidas e baratas que são de fácil remoção para entregar o imóvel.

Quem paga as reformas: locatário ou locador?

O locador precisa entregar o apartamento em boas condições de uso e é responsável pelas reformas estruturais e para corrigir problemas ou danos causados por terceiros, ajustes no telhado, elétricos, hidráulicos, de esgoto ou na parede, por exemplo.

O locatário é responsável por arcar com os danos causados pelo mau uso e pode negociar com o dono do imóvel para fazer outras melhorias que podem valorizar o apartamento, tendo algum tipo de desconto no aluguel para isso, por exemplo.

Agora que você sabe como funcionam as permissões para realizar reformas e mudanças no apartamento alugado confira aqui na BCD Casa & Construção os materiais de reforma e decoração. Tudo com preços justos e com as melhores condições de pagamento.

Confira aqui no nosso site algumas das opções, visite nossas lojas ou entre em contato no WhatsApp.

Rosário do Sul: 055 9 99889274