Como resolver as infiltrações da sua casa?

As infiltrações podem causar danos nas estruturas do imóvel, estragar móveis, gerar transtornos no dia a dia dos moradores e também afetar a qualidade de vida e a saúde deles. Existem soluções eficazes que resolvem esse problema e garantem um ambiente seco e saudável para você e sua família.


Pensando nisso, separamos algumas causas das infiltrações e outras dicas para
resolvê-las.


Quais são as principais causas das infiltrações? Separamos 4, são elas:


1. Problemas de impermeabilização: Se ela não foi feita corretamente durante a construção, as áreas mais suscetíveis, como os banheiros, as cozinhas e as lajes, podem apresentar infiltrações ao longo do tempo.


2. Danos estruturais: As rachaduras nas paredes, pisos e tetos podem permitir a entrada de água da chuva ou umidade, o que pode causar manchas de infiltração e mofo. Assim como falhas nos revestimentos, rejuntes, janelas mal instaladas e telhas e calhas mal colocadas.


3. Vazamentos nas tubulações: Canos de água com vazamentos, nas paredes ou sob o piso, podem causar infiltrações.


4. Falta de ventilação: Ambientes sem ventilação adequada e que não recebem luz solar, como os sótãos e os porões, são propensos a acumular umidade, levando a problemas de infiltração.


Agora que você já sabe quais são as principais causas das infiltrações nos ambientes, confira alternativas de como resolver elas.


Identifique a origem


Antes de agir, é essencial identificar de onde vem a infiltração. Parece simples, né? Mas as infiltrações normalmente só aparecem depois que já estão em um estado mais avançado. Por isso é importante estar atento a alguns sinais para perceber os indícios de uma infiltração, como: atenção as manchas com mofo e amareladas, a superfícies úmidas ou molhadas ou com os revestimentos que estão esfarelados e/ou soltos.


Prevenção e impermeabilização


Tenha uma impermeabilização eficiente. Certifique-se de que as áreas críticas, como banheiros, cozinhas e áreas externas, estejam devidamente impermeabilizadas. Isso pode envolver a aplicação de mantas asfálticas, selantes líquidos ou argamassas específicas. O objetivo da impermeabilização é impedir que a água atravesse a parede de um lado para o outro. Aqui na BCD você contra diversos destes produtos para  proteger sua casa contra as infiltrações.


Corrija os vazamentos e a vedação das janelas e portas

Deixe as janelas e portas bem vedadas para evitar a entrada da água da chuva. Se achar necessário, substitua as borrachas de vedação que estejam danificadas.


Se você identificar vazamentos nas tubulações, entre em contato com um profissional para fazer os reparos e evitar danos maiores, até mesmo na estrutura da casa e na segurança dos moradores.


Também é importante ter uma casa bem ventilada, isso pode envolver a instalação de ventiladores ou janelas adicionais.

 
Tratamento antimofo


Caso haja já tenha o desenvolvimento do mofo, é importante removê-lo completamente e tratar as áreas afetadas com produtos antimofo que você encontra aqui na BCD.


Faça manutenções constantes


Mesmo tendo todos os cuidados é importante realizar a prevenção fazendo manutenções constantes. Deixe a pintura em dia, cuide dos rejuntes, dos revestimentos e do telhado, mais que problemas na estética, as infiltrações podem causar danos à saúde e segurança dos moradores, como alergias, problemas respiratórios, acidentes e comprometerem a estrutura da casa ou edifício.


Não deixe que as infiltrações prejudiquem o conforto e a segurança da sua casa. Com paciência e os passos corretos, é possível resolver esse problema de forma eficaz e ter um ambiente livre de umidade e danos.