Seja bem-vindo a BCD Casa & Construção! | Acesse nosso Blog

Blog

Tendências de arquitetura e decoração para sua casa em 2023

Tendências de arquitetura e decoração para você apostar na sua casa em 2023

Uma das tendências para 2023 é tornar os ambientes cada vez mais confortáveis e aconchegantes. A cada ano surgem novidades no universo de arquitetura e decoração que refletem bastante o comportamento da sociedade, que agora é influenciada pelo período pós pandemia e a vontade de se conectar mais com a natureza.

Separamos algumas tendências de arquitetura, decoração e design de interiores para apostar no ano de 2023.

Ambiente e decoração comfy

A pandemia fez com que tivéssemos outro olhar sobre o lar. O home office se tornou comum e fez com que as pessoas passassem mais tempo em casa e se preocupassem em ter um ambiente que se sintam bem e confortável.

Comfy significa “confortável”, são espaços aconchegantes, tranquilos e agradáveis. A otimização de espaços, integração de ambientes, móveis multifuncionais e tecidos e cores mais leves são algumas das suas características.

Ambientes integrados trazem praticidade e aproveitamento dos espaços, integrar sala e cozinha por exemplo. E a otimização dos espaços possibilita adaptar ambientes pra trazer mais praticidade no dia a dia, um quarto que vira um escritório, por exemplo.

O conforto é a grande estrela aqui, chique sendo sinônimo de conforto.

Fonte foto: idoitmyself.be

Minimalismo com um toque de cor e vibrante

A busca por conforto, aconchego e simplicidade chegou para ficar, mas agora as cores mais vibrantes, o mix de estampas e estilos começam a envolver e aparecer nos espaços. O minimalismo continuará, mas agora mesclado com o colorido e com as formas orgânicas, sempre de maneira mais arrojada.

Iluminação

Ambientes cada vez mais iluminados e com luz solar é tendência. Iluminação natural, com janelas e portas de vidro estarão presentes nos projetos para trazer a ideia de um espaço tranquilo e saudável. Mas as luzes artificiais não vão ser deixadas de lado, usadas para modernização aos projetos. Os painéis de madeira clara, as tonalidades mais terrosas, muitas plantas e os elementos que resgatam a natureza vão estar muito presentes e se combinando com a iluminação.

Fonte foto: Pinterest

Decoração biofílica

Ambientes que se relacionem com o meio ambiente e a natureza, trazendo esse toque natural. Alguns exemplos do design biofílico:

- Iluminação natural;

- Telhado, parede verdes e jardins verticais naturais;

- Plantas e flores;

- Ambientes mais ventilados e iluminados;

- Espaços com vistas da natureza;

- Elementos e formas naturais.

O objetivo é agregar a natureza na casa para trazer mais vida aos lugares e proporcionar um bem-estar físico e mental.

Fonte foto: Tua Casa / Bia Abreu arq. Paisagística

Móveis com curva

A formas arredondadas nos móveis estão cada vez mais presentes e em 2023 deve aumentar. Utilizada na marcenaria, em estruturas maiores (piscinas, por exemplo) e também em itens de decoração, nos espelhos e peças redondas e em formatos orgânicos.

Cozinhas com balcões em curvas, quartos com cabeceiras e móveis arredondadas e paredes que dividem ambientes com recortes arredondados são alguns exemplos e ideias. A proposta traz um certo conforto estético ao olhar e as formas também são desenvolvidas nos formatos e conforme os elementos da natureza. Isso traz novamente a natureza para a casa e remete ao aconchego e relaxamento.

Fonte foto: @dwellmagazine / Instagram

Cores naturais

Tons neutros e naturais tendem a ser o ponto de partida dos projetos, seguindo este caminho de se conectar com a natureza. Usar móveis com madeira natural e peças que lembram as cores e as texturas amadeiradas, como em painéis, pisos e revestimentos. Usar a madeira e os tons de madeira, cores naturais e quentes trazem aconchego, seja qual for o estilo arquitetônico, do rústico ao clássico, contemporâneo ao industrial e também são fáceis de serem combinados.

Fonte foto: Casa Valentina / Pinterest

O dourado

O dourado traz requinte ao ambiente. Você já deve ter percebido que está cada vez mais em alta o uso de metais dourados em cozinhas, banheiros, salas, luminárias e na decoração como um todo. É utilizado tanto em casas como em espaço comerciais e combina muito bem com projetos clássicos e românticos.

Fonte foto: HomeAdore / Pinterest

Gostou das tendências de arquitetura e decoração para 2023?

Na BCD você encontra itens de iluminação, móveis e peças para você ter em sua casa. Além das melhores marcas e produtos para construir ou reformar e transformar seu lar seguindo as tendências.

Ler mais

Área de lazer com churrasqueira: invista na sua casa

Você como um brasileiro e gaúcho raiz gosta de um churrasco para receber os amigos e familiares? Então tudo que você precisa é uma área de lazer aconchegante para os momentos de confraternização. Separamos duas inspirações para estilos diferentes de casas, as duas opções unem beleza e conforto na área de lazer com churrasqueira. Continue lendo para conferir.

Read More
Ler mais

Tendências de cores para 2023

As características das cores que estarão em alta em 2023 remetem a ideia de reconexão com as emoções positivas, conforto e as qualidades que ficaram de lado durante a pandemia. A casa deve representar um lugar de acolhimento para recarregar as energias, por isso a aposta são em tons que trazem sentimento de cura, paz, transformação, descoberta e simplicidade. Cores em tons terrosos e neutros que nos conectam com a natureza são uma das maiores sugestões das marcas de tintas. Também as cores esverdeadas, rosadas e alaranjadas que trazem a inovação e otimismo de novos tempos. Separamos 5 tendência de cores para 2023.

Read More
Ler mais

Dicas de como escolher as tomadas e interruptores para sua casa.

Sabemos que a hora de escolher tomadas e interruptores é um momento que gera muitas dúvidas pois existem diversas opções no mercado e para as mais variadas necessidades. Siga nossas dicas de passo a passo para clarear suas escolhas.Read More
Ler mais

Luz branca ou amarela. Qual escolher em cada ambiente?

Dicas de como escolher a luz ideal para diferentes tipos de ambiente.Read More
Ler mais

O que avaliar na escolha do piso do banheiro?

Confira algumas dicas de como avaliar qual o piso adequado para o seu banheiro.Read More
Ler mais

Como escolher a torneira ideal?

A escolha das torneiras da sua casa influencia tanto da estética e decoração como no aspecto funcional, nas atividades e hábitos dos moradores.

Para escolher a beleza deve ser considerada, mas também pese na hora da escolha a marca, suas funcionalidades, benefícios do modelo, ambiente que a torneira será instalada e a superfície (como o tipo de cuba).

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você não errar na escolha.

Read More
Ler mais

Dicas práticas para reformar a casa sem gastar muito.

Confira algumas dicas de como fazer reformas de maneira prática e sem gastar muito.Read More
Ler mais

Dicas de instalação de chuveiros

Confira algumas dicas de instalação que podem te ajudar a ter uma boa pressão da águaRead More
Ler mais

Dicas para economizar energia

Confira o que é possível fazer para gastar menos energia elétrica dentro de casa.

 

Read More
Ler mais
Carregando...

Sua privacidade

Nós respeitamos muito sua privacidade. O site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para oferecer conteúdos e ofertas personalizadas para você. Você pode entender melhor como nós utilizamos cookies em nossa política de privacidade.